quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Classificação do lixo

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO

A RECICLAGEM DO PAPEL:

O papel é feito a partir de fibras de celulose encontradas em madeiras de árvores como eucalipto e o pinus.
Quando o papel é reciclado não exige processos químicos para a obtenção de pasta de celulose, diminuindo com isso a poluição do ar e rios. Reduz a necessidade do corte de árvores, há uma grande economia de água e gasta-se metade da energia usada para fabricar o papel a partir da madeira.

PAPÉIS RECICLÁVEIS – jornais, revistas, cadernos, embalagens, formulários de computador, envelopes, caixas em geral, aparas de papel...


A RECICLAGEM DO VIDRO:

O vidro é fabricado a partir da matéria-prima areia que é retirada da sílica. Adiciona-se também, a barrilha de onde vem o sódio e o calcário do qual é retirado o cálcio.
A reciclagem do vidro permite, também, economizar energia., pois a fabricação de vidro a partir de cacos é necessário de que o forno da vidraria atinja a temperatura média de 1.300°C enquanto que utilizando-se apenas matérias-primas virgens a temperatura do forno deve chegar a 1.500°C.

VIDROS RECICLÁVEIS – recipientes em geral, garrafas, copos, cacos...


A RECICLAGEM DE METAL:

Os metais são extraídos da natureza na forma de minérios. O alumínio é extraído de um minério chamado bauxita.
Com a reciclagem do aço economiza-se três quartos da energia usada para fabricar o aço a partir do minério de ferro. A reciclagem do alumínio é ainda mais vantajosa, pois gasta-se muita energia para produzir o alumínio a partir da bauxita.
OBS:
uma tonelada de latas de ferro – economia de duas toneladas de minério e 95% de energia;
uma tonelada de latas de alumínio – economia de 5 toneladas de bauxita e 95% de energia.

METAIS RECICLÁVEIS - Latas de aço ( lata de óleo, salsicha... ), latas de alumínio ( refrigerantes, cervejas ).

RECICLAGEM DE PLÀSTICO:

Os plásticos, em sua maioria, são produzidos a partir do petróleo,que é um recurso não-renovável.
Os produtos extraídos do petróleo para fabricar os materiais plásticos são transformados em resinas plásticas podem ter sua composição química modificada e dar origem a diferentes tipos de plásticos, biodegradáveis, são aplicados com uso restrito.

PLÁSTICOS RECICLÁVEIS – embalagens de refrigerantes, margarina, iogurte e material de limpeza, copinho de café e água, sacos plásticos em geral...

Fonte: www.cti.furg.br/~marcia/c03_lixo/classificacao.htm

Nenhum comentário: