quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Processo de reciclagem


Processo de Reciclagem
Cumprindo seu compromisso com o meio ambiente, a Novelis recicla alumínio em seu Centro de Reciclagem, que fica em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba (SP).
O processo tem início com a coleta das latas de alumínio, realizada pelos processadores de sucata, que vendem o material compactado para a Novelis, depois de limpar suas impurezas (terra, pedaços de papel etc.).
Este material vai, inicialmente, para a área fria da reciclagem. A operação começa com a alimentação dos fardos de latas usadas em um desenfardador, que quebra os blocos em pedaços. Uma correia transportadora leva o material para um moinho de facas, onde os pedaços de blocos são completamente desmanchados, voltando a ser latas praticamente individualizadas. Depois, um separador eletromagnético remove metais ferrosos que possam estar misturados ao alumínio.
Em seguida, as latas vão alimentar o moinho de martelos, onde são picotadas. O resultado disso é o material chamado cavaco. Uma nova separação magnética é feita como garantia de pureza do material que será reutilizado. Por isso também é importante a próxima etapa: uma peneira vibratória retira terra, areia e outros resíduos. Na seqüência, o separador pneumático completa este processo por meio de jatos de ar que separam papéis, plásticos e outros materiais leves e pesados.
Os cavacos seguem para um silo de armazenagem com capacidade de 13 toneladas. É importante frisar que todos estes equipamentos possuem sistemas de exaustão e as emissões são tratadas em um sistema a frio antes de serem liberadas para a atmosfera.
O passo seguinte é a remoção de todas as tintas e vernizes que recobrem os cavacos, através de um sistema de tecnologia de fluxo simultâneo ar/cavaco, no interior de um grande forno rotativo com 3 m de diâmetro e 11 m de comprimento, chamado forno kiln. O gás gerado no processo de remoção de tintas e vernizes é reaproveitado como combustível no próprio forno.
A seguir, passa-se para o forno de fusão, dividido em duas câmaras nas quais um sistema de agitação do metal provoca a submersão do cavaco no banho de metal líquido para que ocorra seu derretimento. Este material líquido é colocado em cadinhos, onde amostras de composição química são retiradas para análise.
O metal é encaminhado para a laminação de chapas que serão transformadas em latas novamente. As emissões e impurezas geradas no processo de reciclagem são encaminhadas para a área de tratamento, garantindo total segurança para o meio ambiente.

Nenhum comentário: