quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Local onde o lixo é armazenado


O aterro sanitário (lixão) do Distrito Federal (DF), entrou em operação a aproximadamente 25 anos, em uma área localizada a direita da via estrutural. Trata-se de uma área localizada
numa reserva ecológica importante para o DF. A geologia da área é constituída principalmente de ardósias com algumas lentes de quartzitos e ricos minerais.
Além de resíduos domésticos, o aterro vem recebendo resíduos industriais e hospitalares, em uma taxa que chegou a 1800 toneladas por dia.
A infiltração e percolação das águas pluviais através do aterro sanitário provoca migração de uma série de compostos químicos orgânicos e inorgânicos, podendo alguns desses atingirem a zona saturada e poluir a água.
O desenvolvimento de estudos em aterros sanitários, relacionados aos aspectos poluidores, vem despertando interesse desde os anos 70. No Brasil os trabalhos iniciaram nos anos 80. Este trabalho apresenta resultados de um levantamento geoquímico procurando identificar as alterações no solo e águas subterrâneas, ocasionadas pelo aterro sanitário e sua ação sobre o meio ambiente, principalmente na área do
Parque Nacional de Brasília.

Fonte:Instituto de Geociências, Departamento de Geoquímica e Recursos Minerais
Universidade de Brasília - UnB

Nenhum comentário: