quarta-feira, 10 de outubro de 2007

ETAPAS DE RECICLAGEM

TENDÊNCIA
"O mercado de reciclagem tem-se desenvolvido muito nos últimos cinco anos, com a entrada de empresas multinacionais e a crescente utilização de produtos feitos a partir de material reciclado. A tendência de crescimento desse setor na América Latina é da ordem de 70%. Como a reciclagem tem uma importância grande para o mundo e o mercado já está saturado em vários países, muitos grupos estão migrando para o Brasil em busca de novos negócios e oportunidades nessa área. Nossa maior dificuldade está no amadorismo da coleta. Nós ainda não temos um processo adequado para isso, até mesmo porque a educação ambiental não está sendo implantada como deveria. Os três aspectos básicos que impulsionam a reciclagem podem ser resumidos na educação, nas leis que pressionam a sociedade e os produtores a serem mais responsáveis e na economia. Por aqui, ainda estamos trabalhando mais com o aspecto econômico e temos que fomentar a questão dos impostos que são muito altos."

ETAPAS
"A reciclagem é um processo composto de três fases: coleta e separação, revalorização e transformação. Nessa última etapa, o material coletado, descontaminado e revalorizado passa a ser matéria-prima para a fabricação de novo produto. Somente após o fechamento desse ciclo é que podemos dizer que houve reciclagem. Muita gente que entra ou quer entrar no ramo de reciclados desconhece esse processo como um todo, o que faz com que o plano de negócio fique instável, pois cada fase requer uma forma de trabalho diferenciada, com parcerias que precisam ser montadas. Na fase de planejamento, é indispensável também fazer uma pesquisa e uma análise adequada dos resíduos que são gerados na região em que se pretende atuar, porque o Brasil, em razão da sua enorme dimensão territorial, possui características regionais muito próprias. Na medida em que se descobre qual o tipo de material mais disponível, é possível ter elementos para direcionar as estratégias da empresa. É possível atuar nas três fases conjuntamente ou de forma separada, dependendo da amplitude do projeto."

Um comentário:

Apoena disse...

Olá, adicionei seu blog no meu reader.
Parabéns pela iniciativa.
Estou achando que a cor do fundo do seu blog de recivlagem não está muito legal, dificulta um pouco a leitura. Estou querendo aprender mais sobre reciclagem e conscientizar as pessoas, mas primeiro preciso conhecer bastante e saber as fontes sobre isso.

Abraços
Apoena
http://zonadeequilibrio.blogspot.com/